Ferramentas de acessibilidade

logo topo

Símbolos Oficiais

Os símbolos municipais de Passira são instituidos por leis municipais.

A Lei Municipal nº 708/2017, dispõe sobre a revitalização do Brasão e Bandeira do Município de Passira e oficializa a música para o Hino do Município na forma que indica e dá outras providências.

NOTA: Os Estudos Heráldicos e Vexilológicos e redesenho realizado no Brasão e Bandeira do município de Passira de que tratam esse anexo, foram realizados por: Joseilson Ferreira. Maiores detalhes sobre a revitalização dos símbolos oficiais do município de Passira estão descritos no anexo da referida Lei.

INTRODUÇÃO:

Brasão de armas e Bandeiras municipais são símbolos que retratam sua história e características, traduzindo através dos elementos que o compõe, sua evolução política, econômica, administrativa e cultural. Embora sua confecção deva obedecer certas normas e convenções, o que se observa, na maioria dos municípios brasileiros, são símbolos elaborados sem nenhum conhecimento, ocasionando consideráveis erros, como a ausência de elementos, formas e o posicionamento equivocado dos mesmos no seu desenho.

Criada e oficializada nos anos 80 a Bandeira de Passira, único símbolo oficial do município, exibe ao centro do seu espaço interno o Brasão de Armas, cuja oficialização está sendo regulamentada, após longos anos.

Diante desta demanda, fez-se necessário o redesenho destes símbolos, obedecendo as normas heráldicas e vexilológicas, corrigindose erros e proporcionando o seu uso de forma clara e padronizada nos diversos formatos e mídias atualmente existentes, já que, da sua arte original restauram apenas pequenos desenhos estilizados em documentos timbrados da época, cuja qualidade, compromete o seu uso, além de contribuir para que várias alterações fossem feitas ao longo dos anos, inclusive com mudanças no formato do escudo,
como se pode observar abaixo.

bandeira brasao ao longo do tempo

 

Observou-se também a ausência de documentos detalhando cada elemento utilizado no desenvolvimento da arte, e que os estudiosos chamam de ‘‘Memorial Descritivo’’. Nele se explica de forma técnica, todas as partes da figura, a partir de um vocabulário próprio e universal proporcionando sua compreensão e estudo.

Outra situação bastante comum, refere-se a Coroa Mural, cuja presença simboliza a evolução política da localidade e que muitas vezes são erroneamente substituídas por outros elementos, colocadas sem respeitar suas características originais e até mesmo esquecida, como é o caso da cidade de Passira.

Segundo as regras heráldicas a Coroa Mural do Brasão de Armas do município de Passira, será representada por uma Coroa de prata (argente) com oito torres, sendo cinco torres à vista. Destas cinco, as duas das extremidades são vistas pela metade (ameiadas), dando idéia de que suas outras metades estariam dando volta para a parte de trás. Essas são as características para representação de cidades brasileiras, diferenciando de cidade capital de estado, apenas nas cores, sendo essas, representada pela cor ouro (jalde).

Com relação a Bandeira, tendo em vista que o nome do município já se encontra representado no Listel, espaço reservado para essa informação, foi retirado o nome do município que se encontrava acima do Brasão de armas, local agora ocupado pela Coroa Mural.

Buscando resgatar a história do município de Passira, incluiu-se à destra do Listel a data 19-12-1892, referente a criação do Distrito de Passira, ainda subordinado ao município de Limoeiro com a denominação de Pedra Tapada, pela Lei Municipal nº 02, mantendo-se à sinistra, a data de elevação à categoria de município com a denominação de Passira, pela lei estadual nº 4981, de 20-12-1963, desmembrado de Limoeiro.

Com as correções e apresentação desse estudo, juntamente com a distribuição dos referidos símbolos (Bandeira e Brasão Municipal) em formato vetorizado e arquivos em alta resolução aos órgãos públicos, armazenamento em nuvens através de diversas opções e sites disponíveis, além da conscientização necessária da importância deles na representação do município de Passira, espera-se que os mesmos possam perdurar por longos anos, respeitando-se em sua reprodução as características contidas neste manual, conforme rege a sua Lei de regulamentação.

 

BRASÃO:

 brasao oficial passira

 

MEMORIAL DESCRITIVO - Brasão de Armas do município

O Brasão de armas do município de Passira está representado por um escudo polônio, cortado em dois campos, com bordas em argente (prata), encimado por uma coroa mural de oito torres, de argente (prata), das quais apenas cinco são visíveis, sendo três a vista e duas ameiadas, em perspectiva no desenho, com portas e janelas em sable (preto), identificando o brasão de domínio e classificando-o como cidade e representada na Segunda Grandeza, ou seja, sede de Comarca.

No primeiro campo de ciel (azul celeste), em chefe, uma nuvem à destra e outra à sinistra, em argente (prata). No centro do campo, posta em abismo (coração do escudo), entre capins e caatinga, vegetação predominante na região, a Serra da Passira em cendrée (cinza), símbolo que lhe vale o topônimo de Passira, com o sol em jalde (amarelo/ouro), surgindo à sinistra da mesma.

No segundo campo de argente (prata), no umbigo do escudo (entre o coração e a ponta central), em letras de sable (preta) a escrição "Acordar Suave", tradução do vocábulo Tupi Guarani para o topônio Passira. Na ponta, ou Contra- Chefe, o bordado manual de Passira, representado por um jogo americano em tecido linho de cor argente (branco), contornado em sable (preto) com bordados pintado em blau, sinople, argente e jalde (azul, verde, prata e amarelo, respectivamente), ladeado por dois capuchos de algodão ao natural.

Como suportes, à destra uma haste de milho frutada e ao natural, representando o principal cultivo da região e à sinistra um galho de algodão, frutado e ao natural, representando a principal produção agrícula do município no passado, entrecruzados em ponta, sobre os quais se sobrepõe um listel de argente (prata), com letras em blau (azul) contendo ao centro o topônimo identificador Passira e a sigla do Estado de Pernambuco, ladeada à destra, pela data 19-12-1892 que representa a criação do Distrito de Passira, ainda com a denominação de Pedra Tapada e subordinado ao município de Limoeiro pela Lei Municipal nº 2, e à sinistra 20-12-1963, data de Emancipação política do município de Passira, pela Lei Estadual nº 4981.

 

BANDEIRA:

 

bandeira oficial passira

 

A nossa bandeira é um dos símbolos mais importantes do município, estando sempre hasteada em frente às escolas, prefeitura e repartições públicas. Nela estão contidos vários símbolos que retratam um pouco a nossa vida.

O milho representa um dos principais produtos cultivados na nossa região.

O algodão outro produto agrícola de nossa região muito cultivado no passado especialmente na época em que a bandeira foi criada, ficando registrado até hoje

A serra que se destaca por ser o ponto mais alto do relevo considerado como um atraente ponto turístico.

O bordado retrata a forte cultura artesanal do município

E o registro escrito da data da Emancipação Política da cidade que é: 20/12/1963.
As cores utilizadas em nossa bandeira são especialmente o azul e o branco cores adotadas pelo município.

MEMORIAL DESCRITIVO - Bandeira Oficial do município

A bandeira do município de Passira é formada por um retângulo dividido por 20 módulos na horizontal, representados por letras e 14 módulos na vertical, representados por numerais, terciada em pala por três faixas verticais, sendo as faixas laterais em blau (azul), delimitadas da seguinte forma: faixa à esquerda do observador, junto ao mastro (tralha), do módulo A1 ao módulo A14 e módulo F1 ao módulo F14. Faixa à direita do observador (batente), delimitada do módulo O1 ao módulo O14 e módulo T1 ao módulo T14. A faixa central em argente (branco), está delimitada do módulo G1 ao módulo G14 e módulo N1 ao módulo N14, sobre a qual, repousa inteiro e ao centro do seu espaço interno o brasão de armas municipal, colorido nas suas cores originais, entre o módulo G4 ao G11 e N4 ao N11.

 

HINO:

Letra: Professor Jurandir de Barros Filho
Melodia: Everton Marinho Pinto

 

Acordar suave
É dizer Passira
Jovem município
Que progresso inspira.

Passira, teu povo unido,
desde o alvorecer,
sempre irá lutar
para melhor viver.
Há anos vividos
tu eras chamada:
Malhada do Boi
ou mesmo Malhada.

És cidade simples
mas que tens cultura.
E o teu avanço
tua gente augura.
Em mil novecentos
e sessenta e três
a emancipação
Bem viva te fez.

Os nossos distritos
progredindo estão
prova do trabalho
da nossa união.
Tua alta Serra,
que teu nome tem,
é admirada

 

És de Pernambuco
um lugar bravio,
cheio de esperança
e amor gentil.
Terra de poetas,
de boa agricultura,
onde a nossa gente
trabalha com fervura.

O nosso bordado
de grande valor,
também conhecido
no exterior.
Temos a cerâmica
de boa utilidade,
um bom patrimônio
de nossa cidade.

Passira, tua bandeira
com as cores do Brasil,
acena, bela e altaneira
para teu povo varonil.
Nossa liberdade
nunca irá faltar
se todos soubermos
nosso amor doar.

 

 HINO: CLIQUE PARA OUVIR