- Evolução Histórica:
Em nosso município a religião predominante é a católica. Há muitos anos atrás entre 1910 e 1920 os fieis de Malhada iam para o Sítio Cutias ou Pedra tapada assistirem as missas. no Sítio Cutias eram celebradas embaixo de um pé de juá (juazeiro), colocava-se um altar na calçada do Sr Emeriano (falecido). Hoje o juazeiro também não existe mais.
O povo se deslocava a pé para estas localidades e o Pe. José Cirico se deslocava à cavalo de Limoeiro para celebrar as missas nas comunidades acima mencionadas..
A 1ª capela de Malhada foi construída em 1932 quando o Sr. João Ferreira de Lima (João de Bela) doou o terreno para a construção. os moradores se organizaram coordenados pelo Sr. Zuza Barros e construíram a capelinha. A inauguração aconteceu no dia 26 de dezembro pelo Pe. José Cirico de Britto, vigário de Limoeiro.
O 1º batismo foi de Josefa Pereira filha do Sr. Manoel Pereira de Araújo - Sítio Uzaca.
Aos 10 de fevereiro de 1938 aconteceu a primeira visita pastoral quando o Bispo da Diocese Dom Ricardo Ramos Vilela (1º Bispo de nossa Diocese) veio e ficou na residência do Sr. José de Barros e Silva .
a 1ª capela construída nas redondezas foi a de São José em Pedra tapada. Lá eram realizados missas, casamentos e batizados.
A capela de Passira foi reformada três vezes até ser demolida e construída a atual em 1985.
Passira pertencia a Paróquia de Limoeiro e passou a ser paróquia no dia 02 de setembro de 1985.
O 1º Pároco foi o Pe. João Batista Monteiro.
Gradativamente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi evoluindo recebendo o apoio dos seguintes administradores paroquiais:
- - Pe. Severino Fernandes de Moura
- - Pe. Elias Roque da Silva
- - Pe. Aloísio da Silva Ramos
O segundo Pároco foi o Pe. José Vieira de Lemos Cavalcante, que idealizou a missa ao Pe. Cícero Romão Batista, no dia 20 de cada mês; e materializou com a elevação do monumento (estátua) na Rua da Matriz, Praça Severino Carolino.
A festa de inauguração foi no dia 26/02/1996, neste dia, veio também do Juazeiro do Norte o Pe. Murilo Francisco de Sá Barreto.
Tornou-se tradição na véspera da Festa de Nossa Senhora da Conceição (padroeira) a visita das Comunidades Rurais onde trazem seus padroeiros para noite de grande louvor.
Além da religião católica, o protestantismo predomina de forma acentuada em nosso município. A 1ª Igreja protestante foi a Batista em 1930 no Sítio araras - Passira.
Temos ainda um grupo de participantes do espiritismo. Também existe em nosso município o candomblé, o xangô e as benzedeiras.
- Festas Religiosas - Origem / Tradição
A Festa de Nossa Senhora da Conceição é muito antiga em nosso município. Conta-se que o Sr. Joaquim de Barros começou com uma romaria em sua casa.
Ele morava nas mediações do Sítio Salgado. Depois que o Sr. Joaquim Barros faleceu o seu filho José de Barros e Silva, conhecido por Zuza Barros, passou a celebrar as novenas todos os anos em sua residência, no povoado da famíia Barros.
Isto se deu muito antes de 1932.
Com o passar do tempo sua novena foi se tornando conhecida. No início a festa era apenas a Procissão da Bandeira e um Terço. Quando havia o arrancamento da bandeira a juíza cantava junto com o povo.
"Vamos menina,
buscar a bandeira
de Nossa Senhora,
nossa Padroeira."
"Que bandeira é esta
que vamos buscar?
É Nossa Senhora,
vamos festejar."
"Arranquemos a bandeira
levemos pra dentro
senhora juíza
que está presente."
"Arranque a bandeira
senhora juíza,
cacho de bunina,
receba a bandeira,
das mãos da menina."
"Bandeira chegou,
está no altar
senhora juíza,
dobre pra guardar."
A 1ª imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi trazida para Malhada pelo Sr. Zuza Barros é uma pequena escultura em madeira pintada, cuja origem é desconhecida.
Com a morte da esposa ele passou a celebrar as novenas na capelinha de Malhada, hoje Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Posteriormente as comunidades foram se organizando e realizando festas populares (católicas) que tornaram-se tradicionais em divesas localidades como:
- - Festa de Nossa Senhora Aparecida em Olho D'Água do Figueira.
- - Festa de Nosse Senhora das Dores no Sítio Tanque do Vieira.
- - Festa de Santa Ana em Bengalas e Sítio Cambucá.
- - Festa de Santo Antôno em Poço Pau.
- - Festa de São João no Povoado de Cutias.
- - Festa de São José em Pedra tapada e Sítio Tamanduá.
- - Festa de São Sebastião em Cacimbinha.
- - Festa de São Severino no Sítio Salgado.
- - Festa de Terezinha em Candeais, etc.
Destacamos também as festas da Rua da Areia, Rua do Cemitério e do Alto da Esperança.